A Teoria da Relatividade figura entre as descobertas científicas mais importantes da humanidade, tendo revolucionado conceitos e métodos científicos, e portanto, impulsionado diversas áreas e tecnologias, cujo impacto na vida moderna é imensurável.

E foi nos céus da cidade de Sobral, no Estado do Ceará, que aos 29 de maio de 1919, uma expedição internacional de cientistas e técnicos, ao observar e bater chapas do eclipse com os melhores equipamentos à época, trazidos especialmente para esse fim, produziram as provas irrefutáveis da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, tornando o físico alemão um dos cientistas mais populares do mundo.

Em 2019, as sociedades científicas do mundo inteiro celebram a comemoração do centenário do Eclipse. É natural que o Brasil e Sobral estejam no centro dessas comemorações, contribuindo para o relato fiel dos acontecimentos que ensejaram a prova da famosa teoria.

As ações, eventos e programas que compõem as atividades de Comemoração do Centenário do Eclipse de Sobral estão distribuídas 4 eixos: História da Ciência; Popularização da Ciência; Ciência; Cultura e Turismo. Algumas dessas atividades são transversais a todos os eixos.

1. Eixo História da Ciência

Os objetivos deste eixo são principalmente confirmar a importância histórica da cidade de Sobral na comprovação da Teoria da Relatividade.

Foram duas as expedições científicas para obter chapas do eclipse total do sol que poderia ser visto em sua integralidade em duas localizações no globo: a cidade de Sobral, no Brasil, e a Ilha do Príncipe, na África. Para que se restabeleça a importância histórica de Sobral, e portanto do Brasil, nesses eventos, as seguintes ações estão previstas:

No Município de Sobral:

Sobral é uma cidade histórica já reconhecida pelo IPHAN. O tombamento de seu patrimônio completa 20 anos em novembro de 2019. Precisa-se tombar também o patrimônio cultural imaterial que foi a observação do Eclipse Solar, realizada em 29 de maio de 2019, inserindo os marcos da observação do Eclipse no mapa turístico e cultural de Sobral. Para tanto, a Prefeitura Municipal planeja construir/inaugurar:

i) Monumento da Luz
ii) Estátua de Einstein
iii) Reforma e ampliação das funcionalidades do Museu do Eclipse
iv) Exposição sobre o Eclipse

Além dessas obras, a Prefeitura vai decretou o Ano da Ciência no Município, de 29/05/2018 a 29/05/2019, com um conjunto de eventos, programas e ações culturais, educacionais e científicas que se realizarão com o apoio da prefeitura ao longo do ano.

No Estado/País

Inserir Sobral no mapa da Ciência é introduzir o Estado do Ceará e Brasil no mapa mundial da Ciência, resgatando o papel histórico de Sobral na comprovação de uma das teorias científicas mais importantes da história da humanidade. Para tanto, o Estado e o Governo Federal, podem promover as seguintes ações:

i) Lançamento de Selo Comemorativo do Centenário do Eclipse de Sobral;
ii) Exposição sobre o Eclipse de Sobral no Congresso Nacional;
iii) Realização de sessão solene na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional;

Internacional

Há farta documentação e registros do fato de que a Teoria da Relatividade foi comprovada pelas chapas batidas na cidade de Sobral, durante o Eclipse Solar, no dia 29 de maio de 2019. Resgatar internacionalmente a importância de Sobral tem vários impactos. Essa tarefa consiste basicamente em ações de divulgação científica, a nível internacional, a saber:

i) Realização de conferência "Internacional Meeting on the Centenary of the Sobral Eclipse (2019-1919)", na cidade de Sobral, no aniversário do Eclipse com transmissão simultânea para Ilha do Príncipe, África; 
ii) Produção de documentário para divulgação internacional (a ser feito pela BBC ou a realizar por meio de edital específico);
iii) Divulgação internacional do documentário e do congresso internacional;
iv) Publicações ou edições especiais de veículos de circulação internacional dedicados ao tema.
v) UNESCO: tombamento do evento como patrimônio imaterial.

 

2. Eixo Popularização da Ciência

A popularização da Ciência é uma ação educacional básica que atinge vários objetivos: apropriação de um conhecimento factual, expansão de conhecimentos gerais pela associação e relação com outras áreas, desenvolvimento do espírito crítico e curiosidade, descoberta de talentos e vocações.

O centenário do Eclipse apresenta-se como oportunidade única de popularizar as áreas de Física, Astronomia, História e Engenharia, entre outras, através do relato de uma epopeia que começa na concepção da Teoria da Relatividade por Albert Einstein, passa pelo Eclipse de Sobral para a sua comprovação e termina com a publicação de um artigo histórico, que está entre os 30 artigos mais importantes do mundo, no qual os cientistas, através da chapas tomadas em Sobral, comprovam a teoria revolucionária de Einstein.

Esses fatos fascinantes serão explorados em suas diversas facetas visando a popularização da Ciência através das seguintes ações:

No município de Sobral
i) Instituição do Ano da Ciência no município de Sobral;
ii) Exposição itinerante Eclipse Solar de Sobral;
iii) Feiras de ciências ao longo do ano comemorativo do centenário;
iv) Lançamento de editais e competições no tema
v) Lançamento do cordel e gibi sobre o Eclipse de Sobral.


No Estado/País
i) Exposição itinerante Eclipse Solar de Sobral
ii) Divulgação do cordel e gibi sobre o Eclipse de Sobral;
iii) Chamada para edição especial da revista brasileira de ensino de física.


A nível internacional
i) UNESCO: proteção do evento
ii) Documentário da BBC;
iii) Transmissão simultânea da BBC no dia 29/05/2019 em Sobral e Ilha do Príncipe.

 

3. Eixo Ciência

A Teoria da Relatividade de Einstein revolucionou a área da Física e abriu uma porta para o desconhecido, gerando um outro sem número de teorias e pesquisas científicas, muitas das quais resultaram em progressos tecnológicos que por sua vez redefiniram muito do modo de funcionamento (social e econômico) das sociedades modernas.

O Eclipse de Sobral é portanto um marco na história da Ciência e a comemoração do seu centenário é a oportunidade para reunir esse conjunto de teorias e resultados marcantes que tiveram origem na comprovação da teoria da relatividade.

Nesse eixo, as ações serão:


No município de Sobral
i) Realização de eventos científicos na UVA e UFC-Sobral;
ii)Realização de eventos direcionados aos professores de física do município;

No Estado/País
i) Edição especial da Revista Brasileira de Física
ii) Edição especial da Revista Ciência Hoje
iii) Congresso Regional da SBPC em Sobral.
iv) Realização de evento reunindo os clubes de astronomia brasileiros

A nível internacional
i) Congresso Internacional do Centenário do Eclipse a ser realizado em Sobral, entre 26 e 29 de maio de 2019.


4. Eixo Cultura e Turismo

Fortaleza, capital do Estado do Ceará, a partir de 2018, tornou-se ponto de entrada e saída de mais de 40 voos internacionais semanais, resultando em imenso potencial de sua consolidação, bem como do Estado do Ceará, como referência de turismo nacional e internacional.

Sobral é uma cidade histórica já reconhecida pelo IPHAN. O tombamento de seu patrimônio completa 20 anos em novembro de 2019. À cidade de Sobral, ajunta-se o seu entorno de serra e sertão com grande potencial de exploração para o turismo ecológico, a cidade já sendo ponto de passagem para a Serra Grande, com os atrativos do turismo ecológico da Gruta de Ubajara e Bica do Ipu. À semelhança de Galápagos, que se tornou destino turístico internacional por ter sido o palco das principais observações que comprovaram a Teoria da Evolução de Charles Darwin, a cidade de Sobral pode explorar a sua participação na comprovação da Teoria da Relatividade e tornar esta participação em equipamento cultural e turístico intangível, beneficiando economicamente a região e o Estado do Ceará.


Algumas das ações e atividades nesse eixo já estão distribuídas nos demais. Além dessas:
i) Resgate do impacto da expedição na cultura sobralense;
ii) Seminário nacional Arquimemória (vinculando ao Eclipse);
iii) Festival Internacional Eurochestries (Orquestras);