No dia 6 de novembro de 1919, uma sessão da Royal Society e da Royal Astronomical Society anunciou os resultados experimentais que comprovaram a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

Para celebrar esta comprovação que transformou a física moderna e encerrar o ano comemorativo ao centenário do eclipse de Sobral, o Observatório Nacional lança o livro "O eclipse de 1919: a comprovação da Teoria da Relatividade Geral, a física moderna e o Observatório Nacional". A publicação reúne artigos de renomados cientistas nacionais e estrangeiros, narrando a verdadeira revolução científica que os resultados das expedições de observação provocaram.

O lançamento será na próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, às 14 horas, no auditório da Divisão do Serviço da Hora, acompanhado de mesa-redonda com três autores:

- O eclipse de Sobral e outras omissões históricas: de Einstein a Hawking / Ildeu de Castro Moreira (UFRJ)

- Einstein e a expansão do Universo – Jailson Alcaniz (ON)

- O Observatório Nacional e a observação de eclipses solares: ciência e cooperação internacional, Christina Helena Barboza (MAST)

O evento integra a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no campus do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia e Ciências Afins, de 6 a 9 de novembro.

 

Fonte: Asscom ON